domingo, 23 de setembro de 2007

Gambozino - origem etimológica do termo

O termo gambozino deriva de "gambias", devido ao facto de, segundo o Dr Jacques Melambees, eles apresentarem 4 patas locomotoras.

"Para que pudessem estar sempre incógnitos, os gambozinos tinham de ter um bom sistema de camuflagem, ou então ser extremamente rápidos.
A selecção natural permitiu um predominios dos gambuzinos rápidos sobre os que se camuflam. Se bem que em zonas remotas, como Alentejo, os gambuzinos são extremamente lentos, mas bem camuflados. Ai os Alentuzinos - nome vulgar dados à especie Gambuzinus alentejas incognitas fatelas* - são imperceptiveis no meio ambiente"
Essa caracteristica das 4 patas é relevante em parte da especie, porque alguns, como o Gambozino dos bosques - Gambuzinus bosquius andaris motas - evoluiu no sentido de utilizar um transporte motorizado, havendo diferentes tipos - Sis Sachs 2 velocidades, Casal Boss 3, e Famel 4 Velocidades - mas esses serão descritos em pormenor mais a frente.
Em breve contamos ter disponivel neste Weblog uma foto tirada pelos especialistas assim uma ilustração descritiva da Gambonizo vulgar
* o facto de a designação cientifica dos gambozinos não ser de acordo com as regras de nomenclatura cientifica deve-se ao facto da imensidão de especies presentes necessitar de mais epitetos restritivos, em contraponto com a habitual associação ao cientista que a classificou e a data em causa

1 comentário:

Eu disse...

Olá presados investigadores do tão pouco falado gambozino! Na verdade, até à bem pouco tempo não tinha bem ideia do que era um gambozino, e a que tinha não me reportava a nenhuma destas conclusões a que têm chegado.. Tipo: "Vai apanhar gambozinos!", "Vai aos gambozinos", eram expressões que se percebe onde querem chegar mas a palavra "gambozino" sempre ficou na abstracção. Curiosamente, parece que vai muito além de uma simples expressão.
Desde já deixo aqui o meu incentivo no sentido de prosseguirem as vossas investigações pois já me apercebi de se tratar dum ser bastante curioso!
Ah já agora, eu sei que o investigador "Blue" tem andado num processo de introspecção gambozinária no sentido de proporcionar aos leitores as melhores informações, contudo aguardo ansiosamente o seu ponto de vista.
Quanto ao mister "Omega C." tenho de o parabenizar pelos posts que mostram uma investigação sistemática, com método e com especial apontamento nos termos técnicos adoptados.

Da vossa leitora recentemente assídua,

*Just*Me*